Mesmo quem tem um histórico de dívidas vai poder melhorar a pontuação do score de crédito. A partir de hoje (26), a Serasa começa a valorizar mais os hábitos de pagamento atuais do que o histórico devedor de uma consumidor na hora de aumentar ou diminuir a pontuação de crédito.
Na prática, um consumidor que tenha uma dívida antiga, mas continua pagando a fatura do cartão ou as mensalidades de um financiamento em dia, por exemplo, vai ser beneficiado.
“O score se tornou mais positivo para o consumidor, com a valorização das informações vindas do Cadastro Positivo. As dívidas passadas começam a pesar menos e pessoas que possuem bons hábitos de pagamento vão ser beneficiadas, aumentando o score”, afirma Lucas Lopes, diretor de produtos da Serasa.
Antes, o pagamento de crédito correspondia a 13,9% da análise e agora passou para 43,6%. Já o histórico de dívidas passou de 30,2% para 13,7%.
O histórico de crédito e o pagamento de dívidas são informados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), enquanto o pagamento de crédito, tempo de uso e o tipo de crédito contratado são informados pelo Cadastro Positivo.
O que é o score? É uma pontuação que mostra o risco que as instituições financeiras estão assumindo ao dar crédito a uma pessoa. O índice varia de 0 a 1.000: quanto mais perto de 0, maior a chance de inadimplência. O score foi criado em 2017 e, na época, considerava apenas os dados negativos do consumidor. Em 2020, passou a receber as informações do Cadastro Positivo, incluindo os bons hábitos de pagamento.
Qual o impacto da mudança? A pontuação de milhares de brasileiros vai ser alterada. A Serasa não tem o dado exato de quantas pessoas serão beneficiadas, mas garantem que o número de pessoas que vão aumentar a pontuação é maior do que aquelas que vão perceber uma queda.
“Mais pessoas foram beneficiadas do que perderam pontos, no geral. Isso porque agora temos mais informações sobre os hábitos de consumo. Vimos que muitas pessoas têm dívidas, mas ainda assim tinham um comportamento bom de crédito”, afirma Lopes.
Todo mundo já tem acesso ao novo score? Ainda não. A Serasa lançou o novo modelo hoje, mas estará disponível a todos os brasileiros nas próximas semanas. Por enquanto, está disponível apenas pelo aplicativo e para algumas pessoas.
Ao consultar o score, o consumidor vai ser notificado se já está com a nova pontuação ou ainda com a antiga, referente ao score 1.0.