Warning: Creating default object from empty value in /home/isf/www/wp-content/plugins/comet_addons/admin/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Ouro pode disparar com incerteza nas eleições dos EUA, dizem analistas - Infinity Soluções Financeiras

Ouro pode disparar com incerteza nas eleições dos EUA, dizem analistas

By Bruno Economia Comentários desativados em Ouro pode disparar com incerteza nas eleições dos EUA, dizem analistas

Investidores do mercado acionário estão mais otimistas; pois veem a crescente vantagem de Joe Biden nas pesquisas como uma menor probabilidade de que o resultado das eleições presidenciais nos EUA seja contestado. Mas outros dizem que é muito cedo para descartar turbulências e que o ouro pode se beneficiar dessa incerteza.

Efeitos das Eleições

Temores diminuíram nesta semana de que a eleição não terá um claro vencedor; portanto operadores apontam para pesquisas que sinalizam uma vantagem mais ampla para o candidato democrata. A possibilidade de um resultado apertado e desordem após as eleições agitaram os mercados nas últimas semanas; ao mesmo tempo em que aumentavam apostas em ativos considerados seguros, como o ouro.

No entanto estrategistas de empresas como State Street Global Advisors e Invesco; dizem que a retórica acalorada e as preocupações ainda presentes sobre a possibilidade de uma batalha prolongada sobre o resultado das eleições devem revigorar a demanda pelo metal precioso após a estagnação do rali no mês passado. Preocupações com a saúde do presidente Donald Trump após seu teste positivo para Covid-19 também aumentam a incerteza.

“Apesar de algumas pesquisas indicarem que a vantagem de Biden está aumentando, não presumo que o risco de uma eleição contestada tenha caído, embora saiba que é isso o que muitos estão concluindo”; disse Kristina Hooper, estrategista-chefe de mercado global da Invesco Advisers, que administra US$ 1,1 trilhão para clientes. “Muita coisa pode acontecer entre agora e a eleição, e acredito que o ouro pode se beneficiar disso.”

O ouro, que subiu 30% nos primeiros oito meses de 2020, perdeu força em setembro, com queda pelo segundo mês em meio à valorização do dólar. Apesar dos sinais na semana passada de que a demanda começava a se recuperar – os preços registraram o maior ganho desde agosto com as perspectivas de estímulo nos EUA -, as cotações mostram mais instabilidade nesta semana.

Riscos subestimados

Os riscos em torno das eleições podem “estar subestimados pelos mercados de metais preciosos”, de acordo com o Citigroup. O banco disse no final de setembro que essas preocupações poderiam ajudar o ouro a bater recorde no fim do ano. Ouro à vista atingiu máxima histórica de US$ 2.075,47 a onça em agosto.

“O ouro prospera com a incerteza: nunca tivemos uma eleição em minha experiência nos Estados Unidos que fosse tão incerta quanto esta, e um ambiente político tão incerto como este”, disse George Milling-Stanley, estrategista-chefe de ouro da State Street Global Advisors, agente de marketing do SPDR Gold Shares, o maior fundo de índice atrelado ao metal precioso.

  • Share: