Investidores monitoram IBC-Br, relatório Focus e retomada de testes de vacina contra o coronavírus
SÃO PAULO – Em semana de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom); portanto as taxas oferecidas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentam queda na manhã desta segunda-feira (14).
Portanto entre os indicadores domésticos, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 2,15% em julho ante julho. O resultado veio abaixo do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, de alta de 3,40% no período.
No entanto na base de comparação anual, o indicador, que é considerado uma prévia do PIB, apresentou queda de 4,89%, melhor que a contração de 5,25% esperada.
No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2023 pagava um prêmio anual de 4,21%, ante 4,29% a.a. na tarde de sexta-feira (11). O juro pago pelo mesmo papel com prazo em 2026, por sua vez, cedia de 6,76% para 6,66% ao ano.
Entre os papéis indexados à inflação, o com vencimento em 2026 pagava uma taxa de 2,45% ao ano, frente 2,50% a.a. anteriormente, enquanto o Tesouro IPCA+ 2035 oferecia um prêmio anual de 3,77%, ante 3,80% a.a. no pregão de sexta-feira.
Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta segunda-feira (14):
PIB e inflação
No Brasil, a atenção também recai sobre o relatório Focus, do Banco Central, que mostrou uma revisão para cima nas expectativas para o desempenho da economia brasileira, de queda de 5,31% para 5,11% do PIB este ano. Em 2021, contudo, a atividade deverá crescer 3,50% no país, em linha com o esperado anteriormente.
Em meio às discussões sobre o aumento do preço dos alimentos; os economistas consultados pelo BC aumentaram suas projeções para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 1,78% para 1,94%, em 2020. Para 2021, a estimativa para o indicador foi de 3,00% para 3,01%.
Em relação à taxa básica de juros; a expectativa dos economistas ouvidos pela autoridade monetária é a de que a taxa siga inalterada não apenas na reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom), mas pelo menos até dezembro.
Em 2021; a alta dos juros deverá ser menor, segundo o Focus, com a Selic subindo a 2,50%, estimativa anterior de alta para 2,88% ao ano.
Ainda no âmbito doméstico, os investidores monitoram o veto do presidente Jair Bolsonaro ao perdão de R$ 1 bilhão em tributos a igrejas no país, seguindo uma recomendação do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Outro destaque do noticiário nacional; são os planos do governo de incluir no texto da Constituição os principais conceitos do Renda Brasil, programa social que vai substituir o Bolsa Família.
Quadro internacional
No entanto o ambiente internacional, o ambiente é de otimismo com a notícia de retomada dos testes da vacina da AstraZeneca contra o coronavírus.
Na semana passada, por conta dos efeitos colaterais causados em um dos pacientes no Reino Unido, os testes foram suspensos.
Fontes do Wall Street Journal dizem que a Oracle venceu a disputa para assumir as operações americanas do aplicativo chinês TikTok, derrotando a Microsoft.
Segundo o jornal; a Oracle deve ser anunciada “parceira tecnológica de confiança” da ByteDance, controladora do aplicativo, em um acordo que, no entanto, não envolverá venda direta.